segunda-feira, 1 de abril de 2013

Climas do Brasil


Antes de falar de cada clima , vamos estudar as massas de ar que interferem em nosso país, pois é o fenômeno atmosférico que mais influencia o clima e o tempo. (lembrando: clima =conjunto de condições atmosféricas estáveis,  tempo = estado momentâneo atmosférico )
A figura mostra todas as massas de ar que atuam em nosso país. (A figura mostra o período de inverno, quando a mPa tem mais força)
Massa Equatorial atlântica (mEa) : Massa de ar quente e úmido. Atua principalmente durante a primavera e o verão no litoral do Norte e Nordeste. Conforme avança para dentro do país, perde a umidade
Massa equatorial continental (mEc):  É uma massa de ar quente, úmido e instável. Única massa de ar continental que é úmida, devido a floresta amazônica.

 Massa tropical atlântica (mTa) : Também de ar quente e úmido, origina-se no atlântico sul. Atua na faixa litorânea e é praticamente constante durante todo o ano.
  
Massa polar atlântica (mPa) : De ar frio e úmido. Atua principalmente no inverno e na porção sul do país. Quando consegue chegar na região amazônica temos o fenômeno "Friagem"(a figura mostra essa fenômeno). Ú nica massa de ar polar que atua no Brasil.

 Massa tropical continental (mTc) :   massa de ar quente e seca. Origina-se no Chaco (Norte da Argentina e Paraguai)

Os climas do Brasil:


Equatorial ou Equatorial úmido: (mEc) abrange a área da Amazônia brasileira. Quente e úmido, tem temperaturas médias  de 28C e chuvas o ano inteiro (1500 a 2500 mm ao ano - chove todo final de tarde). Quando a  mPa consegue chegar na Amazônia acontece o fenômeno da "friagem" e as temperaturas caem de 5  a 10 C.

Litorâneo: (mTa)quente e úmido, com duas estações; inverno chove menos que o verão. As chuvas que atingem esta região são orográficas (quando a nuvem carregada encontra uma barreira geográfica, no caso a Serra do Mar, e começa a chover).15000 a 2000 mm de chuva ao ano.

Tropical ou tropical continental: (mEc e mTa)quente e úmido com uma estação mais chuvosa (verão e outra mais seca (inverno) temperaturas médias de 20 a 28C.

Tropical semiárido: quente e seco, menos de 1000mm de chuva ao ano, encontro de todas as massas de ar menos a Polar atlântica. A principal causa das secas é o relevo local (sertão do Nordeste), cercado por barreiras geográficas (montanhas) que não deixam a umidade passar.

Tropical de altitude:(mTa e mPa) tem as mesmas características do tropical, porém como localiza-se em grandes altitudes a temperatura é menos; assim temos invernos mais frio e verões menos quentes. 1700 mm de chuva ao ano ações das massas  Tropical atlântica e Polar atlântica.

Subtropical:(mPa no inverno, mTa e mTc) Clima do sul do Brasil e mas quente como ou outros. Sua principal característica é a grande variação de temperatura, 25C no verão e 10C no inverno, apresenta quatro estações bem definidas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano .

Bons estudo e capricho na hora de passar o conteúdo pro caderno. Lembre-se de ler e prestar muita atenção em tudo o que escreve!
Abraços
Prof. Liana


Nenhum comentário:

Postar um comentário